14 de mar. de 2010

Wishlist (#3)


Isso sim é começar bem o dia! Temos uma máquina de café como essas nos escritório onde trabalho. Ta meio velhinha e volta a meia tem que ir um colega apertar uns botões aqui, girar não sei o quê ali. Mas a bichinha faz um café maravilhoso! Antes, eu tomava café da manhã em casa durante a semana, mas depois que comecei a trabalhar nesse escritório, tomar uma caneca de café com leite pela manhã se tornou um vício! Não dá para arrancar de manhã sem esse café com leite! O café sai tão quente que nem preciso esquentar o leite.

Parêntesis: nunca gostei de café com leite. Meu pai detesta! Minha mãe adora! Mas eu nunca fui fã da mistura. Preferia tomar café puro de manhã, antes de ir para escola ou para o trabalho. Acontece que o café com leite é uma instituição portenha e quando você diz que não toma essa combinação, todos te olham como se você fosse de outro planeta.

O café com leite portenho tem algumas variantes:
  • Expresso é uma xícara pequena de café preto forte com um pouco de açúcar.
  • Lágrima é um café servido com bastante leite e com apenas uma gota, uma 'lágrima' de café.
  • Cortado é quando o café é servido com um pouco de leite, 'cortando' o café.
  • Café solo é o nosso café puro. Quando eu dizia 'puro', as pessoas me olhavam sem entender o que eu queria. Até hoje me confundo....
  • Café con Leche é metade café e metade leite, servido, em geral, em uma xícara grande.
  • Café con Crema é o mesmo que café con leche, mas, no lugar de leite, creme de leite. Meu pai, que não toma café com leite nem por um decreto, sempre que vem me visitar toma café com creme.
  • Café doble é o dobro da porção de qualquer café. Por exemplo, café con leche doble ou lágrima doble.
  • Cafe en Jarro (ou 'Jarrito') é o nosso cafezinho, mas em uma xícara um pouco mais alta.
  • Submarino é um copo alto, às vezes uma caneca tipo de café irlandês, com leite quente e uma barra de chocolate que vai derretendo à medida que vamos mexendo o leite. O legal é que eles já vendem as barrinhas de chocolate para submarino nos mercados (tipo a da Aguila, na foto abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário