4 de mar. de 2010

Cestinhas de maçã com canela

Essas cestinhas são superrápidas (ainda não me acostumei com a nova ortografia..) e versáteis. Aqui temos as massas de empanadas prontas - o que já é meio caminho andado. Nunca fiz com massa de pastel, mas acho que deve ser igual. O recheio é a gosto do freguês: já fiz tipo caprese, com creme de espinafre e as doces, com maçã e canela. A dica é armar a massa em uma forminha ou em uma forma para muffins e, à medida que for armando, já ir recheando. Uma vez tentei armar todas e levar ao forno para pôr um recheio frio e não funcionou. Elas se desarmam sozinhas e ficam achatadas.

Bom, para o recheio das cestinhas doces, usei maçãs, canela, uva-passa, suco de uma laranjae açúcar mascavo - tudo a gosto. Pus em uma panelinha, levei ao fogo para cozinhar até a maçã fica macia e o açúcar derreter. Deixei esfriar e recheei as cestinhas e levei ao forno até a massa ficar dourada.

Quando fiz tipo caprese, misturei tomates, manjericão fresco, mussarela e temperei com sal, pimentae um pouco de azeite de oliva extra-virgem. Recheei as cestinhas e forno.

As de creme de espinafre também são fáceis: espinafre cozido, escorrido e picado, refogado com cebola e um pouco de molho branco. Tempera com sal e pimenta, recheei as cestinhas, forno e vapt-vupt, ficaram prontas.

São realmente práticas e são um charme na hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário