27 de mar. de 2010

Café da manhã (#1)

O café da manhã é minha refeição preferida. Procurando artigos sobre o tema na Internet, encontrei esse no site Panelinha, que reproduzo na íntegra.


Revisão alimentar: café da manhã

A maioria das mulheres está sempre querendo emagrecer. Especialmente quando um evento social importante na vida delas, como um casamento, está se aproximando. Boa parte das noivas manda fazer o vestido pelo menos um número menor, pois, até a data, espera ficar alguns quilinhos mais magra. O lado bom disso é que fica clara a data limite para se chegar ao objetivo. Mas como tudo na vida tem dois lados, o reverso da moeda é que, geralmente, bate um desespero e a pessoa escolhe qualquer “dieta milagrosa” e, passada a data, volta comer da maneira anterior e ganha todos os quilos de volta e, se bobear, um pouquinho a mais.

Bom, passada a Páscoa, imagino que esse seja um bom momento para fazer uma revisão alimentar. Quem não comeu quantidades excessivas de chocolate? Então que tal aproveitar a culpa resultante e transformá-la em motivação para fazer uma reflexão sobre a maneira de nos alimentarmos? Pois esse é o tema da minha agenda dessa semana.

Porém, antes de mais nada, quero lembrar que não sou médica e nem nutricionista. Apenas uma chef de cozinha vaidosa o suficiente para ter mantido o mesmo peso de antes de ingressar na profissão e também após a gravidez!

É claro que já emagreci e engordei algumas vezes na minha vida. Invariavelmente, depois das minhas “viagens gastronômicas” volto com excesso de peso – e não é apenas na bagagem! Certa vez, fui convidada por uma importadora para conhecer os produtores mais importantes dos seus vinhos italianos: alguns no Piemonte, outros na Toscana e... Duas semanas depois voltei 5 k mais culta – isto é, gastronomicamente falando!

Então, para começar, aqui vai a minha primeira pergunta: como foi o seu café da manhã? É isso mesmo, não apenas o que você comeu, mas como foi? Você tomou um xícara de café bem doce em pé na cozinha? E lendo jornal? Ou conseguiu programar um tempo para tomar um bom café da manhã, com pão, queijo, peito de peru, iogurte, uma fruta ou um suco...

Bom, até a vovó já sabia que “de manhã coma como rei, no almoço como nobre e no jantar como pobre.” Qualquer profissional da saúde irá lhe dizer que deixar de tomar o café da manhã geralmente engorda! Você passa a manhã inteira com fome e exagera na refeição seguinte. Simples, não? Hoje em dia, sabe-se que o organismo digere melhor pequenas quantidades de comida e, de preferência, em intervalos menores. Como fazem as grávidas para não enjoar, sabe? Mas esse é outro assunto.

Voltando ao seu café da manhã, em que condições você se alimentou? A televisão ligada no noticiário da manhã, a empregada reclamando do transito, o vizinho quebrando uma parede... Bom, quanto ao vizinho não há o que fazer, mas... Você gosta de música clássica? Bossa nova? Por que não começar o seu dia ao som do seu compositor favorito? Deixe claro para todos, inclusive você, que na hora do café da manhã você precisa de paz! Ou você acha que isso não interfere na sua digestão e, consequentemente, na sua saúde?

Conclusão: a tarefa de hoje é pensar como você está cuidando do seu café da manhã. Talvez você nem precise emagrecer, mas queira cuidar melhor da sua alimentação. Afinal, somos o que comemos! Então, proponho que pense nisso, no que você come, ou deixa de comer, e também no ambiente que você cria, ou deixa que criem, durante a primeira refeição do dia.

Antes de me despedir, vale lembrar que mesmo no café da manhã, apesar do nome, é bom evitar grandes quantidades de café e açúcar. Por isso , escolhi algumas receitas a dedo para estimular o seu café da manhã de amanhã! Veja abaixo. E na Agenda de amanhã vou falar sobre os líquidos na alimentação. Até lá.


Fonte: http://panelinha.ig.com.br/agenda_rita/agenda.phtml?cod_dia=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário