4 de mar. de 2010

Ao vencedor, as batatas! (Batata rösti)


Noutro dia, estávamos conversando no trabalho sober os raladores de legumes e uma colega comentou que o melhor ralador que ela já teve foi comprado na Suíça. Dessa conversa, surgiu o tema da batata rösti. Cheguei em casa, vi que tinha batatas e resolvi fazer.

O processo é bastante parecido com o da tortilla espanhola, que meu namorido prepara tão bem. A diferença é que na batata rösti, a batata vai ralada e na tortilla, ela pode ir em rodelas ou em cubinhos (minha preferida).

Não me lembrava bem com a minha mãe fazia e fui procurar uma receita na Internet. Encontrei três versões: uma na qual a batata é ralada e depois cozida; outra na qual a batata é cozinha, vai à geladeira por várias horas e depois é ralada; e uma terceira na qual a batata é simplesmente ralada e usada para a preparação do rösti crua mesmo. Segundo um vídeo que vi no youtube, cada cantão suíço tem sua maneira de fazer o rösti. Então, optei pelo que me pareceu mais familiar (ou seja, mais próximo do que eu costumo fazer, a tortilla espanhola) e ralei a batata de maneira grosseira e levei para ferver rapidamente. Um pouquinho só, para não se desmanchar e virar um purê. Depois levei um pouco à geladeira para interomper a cocção antes de armá-la na frigideira quente.

Ingredientes para 04 pessoas:

800 g de batatas (veja processo acima)

01 colher (café) de sal

50 g de manteiga

Modo de fazer:

Descasque as batatas e rale-as em ralo grosso. Ferva-as rapidamente, com sal, e leve-as à geladeira para interromper a cocção. Esquente bem uma frigideira com manteiga e espalhe bem, inclusive nas bordas. (Usei uma frigeira pequena, para porções individuais.) Coloque as batatas formando uma galette, apertando um pouco para que fiquem compactadas. Deixe em fogo médio por 10′. Coloque mais um pouquinho de manteiga na bordas, e aperte mais um pouco as batatas. Cubra com um prato de sobremesa e deixe por mais 10′ em fogo baixo, vire a batata rösti no prato e volte com ela para a frigideira deslizando-a, para dourar o outro lado por mais 10′. Sirva no pratinho que serviu de tampa.

Se quiser, quando estiver pondo as batatas na frigideira, ponha uma camada de batata, algum tipo de recheio (bacon frito, queijo parmesão, muzzarela, provolone ou roquefort, presunto, carne seca etc) e cubro com outra camada de batata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário