11 de mar. de 2010

Torta de maçã (teoricamente de baixas calorias...)


Comprei um livrinho no jornaleiro de tortas doces e salgadas reduzidas em calorias. Em teoria, não é muito doce, porque a quantidade de açúcar que leva é mínima. Só que a massa fica meio sem-graça e, da próxima vez, terei que adicionar alguma essência ou de baunilha ou de amêndoas ou raspa de limão para dar um gostinho à massa. Mas, no geral, ficou muito boa.

Massa básica:

Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
100 g de manteiga fria
Meio copo de água fria *usei menos
Uma colherzinha de sal
* Essência de baunilha ou de amêndoas ou raspa de limão (sugestão da Krikous)

Modo de fazer:
Colocar a farinha e o sal em um recipientes. Acrescentar a manteiga fria cortada em cubinhos e amassar com as pontas dos dedos. Acrescentar a água aos poucos, sem deixar de amassar, até obter uma massar lisa e homogênea. Levar à geladeira para repousar por 1 hora.

Recheio:

Ingredientes:
3 maçãs vermelhas, sem o centro, cortadas em lâminas
Meio copo de suco de limão
Raspa da casca de um limão
70g de açúcar *usei açúcar mascavo
Uma colher de manteiga
Um ovo para pincelar

Modo de fazer:
Colocar as lâminas de maçã em um recipiente e acrescentar o suco e a raspa de limão, o açúcar e deixar na geladeira por duas horas para macerar (recipiente com tampa).
Esticar uma parte da massa para forrar a fôrma. Não cortar o excesso de massa nas laterais, porque servirão para fazer as dobrinhas com a tampa.
Distribuir a maçã e pedacinhos de manteiga.
Esticar a outra parte da massa para cobrir a torta. Unir as bordas. Com um garfo, fazer furinhos na tampa para servir de escape para o ar que se forma dentro da torta durante a cocção. Pincelar com um ovo e levar ao forno pré-aquecido até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário