Tá na época de ameixas aqui e elas estão relativamente baratas. Como esse ano não deu pra fazer geleia de morango - porque os preços estavam proibitivos durante toda a temporada! - resolvi aprender a fazer de outras frutas, a começar pela ameixa.
Consegui essa receita no blog: http://saborsaudade.blogspot.com/2009/09/geleia-de-ameixas-aventura-continua-3.html
É bem simples e tem o pulo do gato! A diferença foi que fiz com ameixas pretas, em vez de usar as rosas ou amarelas, da receita original.
Geleia de Ameixas
1 kg de ameixas pretas
500 gramas de açúcar cristal
2 colheres de sopa de suco de limão fresco
Seis talos de maçãs com os caroços (é o centro da maçã, onde ficam os caroços)
50 ml de água (cerca de 3 colheres de sopa)
Preparando a pectina de maçã
Numa panela de fundo grosso sobre fogo médio coloque os talos centrais das maçãs numa panela com 50 ml de água e deixe-os cozinhar até amolecerem bem, cerca de 15 minutos. Se não estiverem macios reduza o fogo, adicione mais água, uma colherada de cada vez e continue cozinhando até ficarem bem macios. Passe os talos cozidos e bem desfeitos pela peneira pressionando bem para formar um purê grosso. Se preferir passe no processador antes de peneirar. Transfira o purê para a panela onde você pretende fazer a geleia.
Preparando a geleia
Numa panela de fundo grosso coloque as ameixas sem caroços, o açúcar, o suco de limão e o purê dos talos das maçãs. Cozinhe em fogo médio mexendo de vez em quando até que ferva e a geleia comece a engrossar. Cerca de 30 a 40 minutos. Transfira quente para potes esterilizados.
Dicas e curiosidades:
Como esterelizar os frascos de vidro:
A esterelização é imprescindível para evitar a proliferação de agentes patogênicos. Há dois métodos mais comuns de esterelizar: fervendo o frasco ou levando-o ao forno. Eu prefiro usar o método da fervura, porque me parece mais rápido.
Lavar os frascos e as tampas com água e sabão. Depois enxaguá-los com água quente em abundância. Levar o frasco em uma panela e enchê-la de água até cobri-lo. Levar ao fogo e depois que levantar a fervura, esperar 10 minutos e esperar. Retirar o frasco com uma pinça e acomodá-lo de boca para baixo sobre um pano de prato limpo para que se seque sozinho. Não tocá-lo até o momento de enchê-lo. As tampas também devem ser esterelizadas da mesma maneira.
Como encher os frascos:
Para evitar a formação de fungos, o produto e o frasco devem estar quentes. Introduzir os alimentos de tal maneira que não sobre muito espaço para o ar, mas deixando aproximadamente 2 cm livres na parte superior do frasco. Limpar a tampa do frasco com álcool etílico e fechar o frasco. Uma vez fechado de maneira hermética e esterelizada, não tente abrir a tampa, pois isso acaba com o vácuo criado e pode estragar os alimentos.
O que é pectina? (http://tvtem.globo.com)
É a substância natural ou artificial que dá o aspecto gelatinoso à geleia. Alguns frutos são pobre em pectina, como o morango, o figo e o abacaxi. Outros como a maçã, a ameixa, o marmelo, o limão, a laranja, o damasco, o pêssego e a pêra contêm bastante desa substância.
Onde encontrar a pectina caseira? Cascas, pedaços e sementes de maçã ácida.
Ácido: É necessário para melhorar o sabor e ajudar a pectina na formação do gel.
Sempre que a fruta tiver baixo teor de acidez (pêra, morango, pêssego, ameixa), adicione o suco de limão na quantidade de 2 colheres (sopa) de suco para cada kg de fruta. Algumas frutas já têm alto teor de acidez, como a maçã, a laranja, o limão, por exemplo.
Instruções Gerais:
Frutas sólidas, como o marmelo, a pêra e a maçã, devem ser cortadas. Frutas mais tenras, como morangos, ameixas, pêssegos, devem ser esmagadas com um garfo. Macerá-la com suco de fruta (limão ou laranja) e açúcar.
Como identificar o ponto geleia?
Teste do pires:
Levar um pires ao congelador por 20 minutos. Depois de cozinhar a geleia (aprox. 30 minutos), tirar uma colheradinha da geleia e pô-la no pirez. Esperar um minuto. Se depois de frio ela estiver compacta e enrugar ao inclinar o pires ou empurrar com o dedo está no ponto.
Observações:
. Não deixe passar do ponto pois a geléia pode açucarar ou ainda ficar com gosto de açúcar queimado, ou com a consistência "puxa", meio a caramelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário