Adoro panquecas! Para mim são super-versáteis, porque dá pra fazer, congelar, comer de manhã com mel e manteiga ou geleia, comer no almoço ou no jantar, com recheio salgado (carne moída, queijo, ricota e espinafre) ou, como eles costumam comer aqui na Argentina, de sobremesa, recheada com doce leite (doce de leite argentino é tudo!).
Noutro dia, eu estava com vontade de comer as panquecas. Meu namorido não é muito fanático por elas, mas aproveitei um dia que ele não estava em casa e fiz assim mesmo pro jantar (e tinha outra carta na manga, caso ele não quisesse comê-las, claro).
Fiz uma receita que minha mãe me deu, tirada da uma revista Cláudia. Minha mãe montou pra mim um livro de receitas quando eu vim morar sozinha e, depois, com meu namorido. Ela é sensacional (minha mãe! A receita também!)!
A receita é super fácil e com uma boa panquequeira (é melhor do que a frigideira, porque é mais plana e rasa e facilita na hora de virar a panqueca) e um bom spray vegetal para untar, fica mais fácil ainda.
Só tem um detalhe: não deu pra tirar nenhuma foto... Fiz 8 panquecas: 4 recheadas de um mix de queijos (lê-se todos os pedacinhos que queijo que sobravam na geladeira) e 4 para tomar no café da manhã no dia seguinte, quando tiraria as fotos das panquecas com manteiga e mel, como eu gosto de comer. Mas não deu: quando percebei, já tinham virado sobremesa e evaporado!
Vamos à receita: (Claudia Cozinha, julho de 93)
Massa básica para panquecas
4 ovos inteiros
1 xic. de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 xic. de leite
1 xic. de água
1 colher de sopa de manteiga derretida
Modo de fazer
Numa tigela, bata os ovos com um batetor de mão até espumarem. Junte a farinha com o sal e bata mais até ficar uma massa lisa.
Aos poucos, junte o leite misturado com a água e a manteiga derretida. Misture até a massa ficar uniforme e lisa. Leve à geladeira coberta por 30 minutos.
Retire da geladeira e misture bem. Aqueça uma frigideira antiaderente ou uma panquequeira e pincele com manteiga ou pulverize com o spray vegetal.
Coloque 3 colheres de sopa de massa numa xícara (*) . Retire a frigideira do fogo e coloque a massa. Gire rapidamente para que a massa se espalhe de maneira uniforme.
Frite a panqueca até dourar ligeiramente de um lado e vire com a ajuda de uma espátula ou uma pinça de pontas de silicone ou teflon. Continue fritando do outro lado. Retire-a e deixe-a sobre papel absorvente, enquanto prepara as outras.
(*) A receita diz que dá pra fazer 25 panquecas. Usei metade da receita e só consegui fazer 8. Mas eu gosto dela mais grossinha, ou seja, usei meia concha para fazer cada uma (por isso rendeu menos).
Dica: Caso você faça uma receita inteira e sobrem algumas panquecas, você pode congelá-las, colocando uma sobre a outra intercaladas com filme plástico. No final, cubra com filme plástico ou papel-alumínio.
Sugestões de recheio:
Para um brunch: camembert ou brie (retire a parte branca do queijo camembert e amasse misturando com molho branco, sal e pimenta até formar uma pasta); ricota com espinafre (espinafre fervido e bem escorrido, misturado com a ricota e temperado com sal e pimenta).
Para um café da manhã: maçãs verdes com nozes (maçãs verdes raladas, passadas rapidamente - 5 min - na água fervente e limão, misturada com açúcar de cristal, passas, nozes e misturadas).
Também dá para acrescentar a maçã ralada ou chocolate em pó à massa e fritar.
Curiosidade: Panqueca é crêpe. Crêpe é panqueca. Sinônimos em português e em francês. É uma mistura líquida de farinha, ovos e leite que vai ao fogo na frigideira e se transforma em uma massa bem fina. No Brasil chamamos de crêpe por puro charme, panquecas preparadas com recheios mais sofisticados (doces ou salgados) e dobradas de outra em forma de pacotinho, em vez de enrolada. A ciência para fritar a panqueca é esquentar bem a frigideira e retirá-la do fogo . Imediatamente espalhar a massa. Voltar ao fogo e dourar ligeiramente dos dois lados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário