11 de mar. de 2010

O famoso brownie da Krikous

Uma das minhas receitas preferidas - e dos meus amigos também - esse brownie foi sofrendo diversas modificações, por inúmeros fatores. Para começar, a barra de chocolate que um dia pesou 200g, agora pesa 180g (e as que eu consigo aqui em Buenos Aires, pesam 150g). Outra importante modificação foi para agradar meu namorido, que prefere os doces mais amargos do que doces, então reduzi um pouco a quantidade original de chocolate em pó (inclusive porque aqui em Buenos Aires não existe e tenho que esperar quando vou ao Rio para trazer). Enfim, tudo isso fez com que a receita ficasse mais gostosa! (Modéstia à parte...)

Ingredientes:

100g de manteiga
1 barra de chocolate meio amargo (aprox. 150g)
1 barra de chocolate de sua preferência picada (às vezes uso chocolate com castanhas; já tentei com chocolate branco e não ficou muito bom, porque parece que ele derrete diferente...)
200g de açúcar (dessa última vez, usei açúcar mascavo)
150g de farinha de trigo
100g de chocolate em pó (ou 50g de chocolate em pó e 50g de cacau em pó ou, ainda, 100g de chocolate e 50g de cacau - chocolate em pó não é achocolatado... o achocolatado já tem açúcar)
essência de baunilha
4 ovos
uma colher de chá de canela em pó (opcional - gosto de usar canela)

Modo de fazer:

Acender o forno (180ºC) e deixar que se esquente enquanto prepara a massa. Derreter a barra de chocolate meio-amargo com a manteira em banho-maria. Baer os ovos inteiros na batedeira por 3 minutos a toda velocidade. Acrescentar aos poucos a manteiga derretida com o chocolate e acrescentar o açúcar, o trigo, o chocolate, o cacau, a canela e a baunilha. Bater - de-va-gar! se não, voa massa para todo lado! A massa é pesada e úmida. Transferir metade da massa para uma forma untada e enfarinhada, espalhar o chocolate picado e cobrir com o restante da massa. Se a massa estiver muito pesada e não der para espalhar na forma, transferir toda a massa e espalhar o chocolate por cima e, com cuidado, empurrá-lo com uma colher para que entrem na massa e derretam. Levar ao forno por 25 minutos ou até que possa espetar com um palito e que este saia limpo (como um bolo). Deixe esfriar antes de cortar para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário