14 de mar. de 2010

Antipasto - Abobrinha grelhada


É uma receita que faço sempre em casa e, por isso, nunca me lembro de tirar uma foto. Mas é bem básica e serve tanto como um antipasto como para acompanhar uma massa.

Tirei essa receita do livro Prazeres frugais, da Joyce Pascowitch (presente da minha irmã). O livro é fofo, porque te passa receitinhas como se fosse uma amiga que estivesse te contando o que comeu num restaurante X. Não tem uma apresentação convencional de "ingredientes" ou "modo de fazer". É um parágrafo curto, no qual a autora descreve uma receita de restaurante X.
Aqui copio o parágrafo:

"Com um quê de mediterrâneo, as abobrinhas grelhadas - receita de Massimo Ferrari - são ideais para almoços de verão: corte a abobrinha no sentido longitudinal, em fatias bem finas (1); coloque para grelhar em uma chapa bem quente, distribua no prato e acrescente sem misturar azeitonas pretas, alcaparras (2), manjericão e salsinha verde, tudo picado bem pequenininho - depois, tempere com sal, azeite de oliva virgem e vinagre balsâmico."

Meus comentários:
(1) Minha mãe me ensinou que para tirar o gosto amargo da abobrinha, o ideal é deixá-la de molho uns 20 minutos em água com sal e depois sim pô-la na chapa para grelhar.
(2) Não sou muito amiga das alcaparras e, por isso, resolvi substituí-las por uma anchova bem picadinha.

Em casa, costumo fazer também com berinjela e pimentão vermelho para meu namorido (não como pimentão nem por um decreto e a berinjela... estamos em fase de adaptação... já fiz tipo à parmegiana, com queijo e molho de tomate, mas não rolou um clima ainda...). Às vezes sirvo com um pãozinho de entrada (antipasto) ou por cima de uma massa (talharim, orecchetti, penne) com queijo parmesão ralado e um fio de azeite de oliva extra virgem.

Um comentário: