28 de mar. de 2010

Café Tortoni

Viejo Tortoni (Tango)
Música: Eladia Blázquez / Letra: Héctor Negro

Se me hace que el palco llovizna recuerdos,
que allá en la Avenida se asoman, tal vez,
bohemios de antaño y que están volviendo
aquellos baluartes del viejo Café.
Negrita
Tortoni de ahora, te habita aquel tiempo.
Historia que vive en tu muda pared.
Y un eco cercano de voces que fueron
se acoda en las mesas, cordial habitué.

Viejo Tortoni.
Refugio fiel
de la amistad junto al pocillo de café.
En este sótano de hoy, la magia sigue igual
y un duende nos recibe en el umbral.

Viejo Tortoni. En tu color
están Quinquela y el poema de Tuñón.
Y el tango aquel de Filiberto,
como vos, no ha muerto,
vive sin decir adiós.

Se me hace que escucho la voz de Carlitos,
desde esta "Bodega" que vuelve a vivir.
Que están Baldomero y aquel infinito
fervor de la "Peña", llegando hasta aquí.

Tortoni de ahora, tan joven y antiguo,
con algo de templo, de posta y de Bar.
Azul, recalada, si el fuego es el mismo,
¿quién dijo que acaso no sirve soñar?

Por fim, depois de três anos morando em Buenos Aires, tive oportunidade de visitar o famoso Café Tortoni. A pergunta é: como é que eu ainda não tinha ido lá antes?

Realmente, recomendo. Tanto para os turistas, como para os moradores da cidade. De vez em quando é bom fazer uma viagem no tempo, sentar para tomar um chocolate, um café, ler um livro, ver a vida passar. Sei que isso tudo é altamente clichê, mas vale a pena.

Fundado em 1858, é o café mais antigo do país e com grande riqueza histórica. Frequentado em todas suas épocas por intelectuais, políticos e artistas.

Fomos todos juntos, a família, para ver um espetáculo de tango. Adoramos! Eu já tinha ido a um espetáculo no Cabaret Rojo Tango, do Hotel Faena. Super chique. Inesquecível. Fui para acompanhar uma jornalista que estava fazendo um artigo sobre a empresa onde eu trabalhava antes. Meus pais e minha tia também já tinham ido a espetáculos de tango tipo exportação (como eu digo sempre, é o mesmo que ver show de mulatas no Plataforma. Não é nada autêntico...). E eles queria fugir desse tipo de show. Queriam algo mais perfil baixo, mas intimista. O espetáculo do Tortoni foi um achado e pudemos matar dois coelhos com uma cajadada só: ver a apresentação (que foi ótima) e tomar um café lá sem ter que enfrentar a fila de gente que fica do lado de fora esperando vagar uma mesa.

O lugar é lindíssimo; o atendimento foi ótimo (por coincidência, o garçon era curitibano! - mas o garçon que nos atendeu depois no café propriamente dito, depois do show também foi extremamente gentil).

Pedimos uma tábua de frios para beliscar antes de começar a apresentação: presunto, mortadela, salsicha alemã, queijo, azeitonas, ovos de codorna, grissini, pão e manteiga. Tudo muito simples, mas de boa qualidade. Para tomar: vinho, suco de laranja e água com gás. Minha mãe queria comer medialunas com café com leite. Beliscou um pouco dos frios, mas o negócio dela é um cafezinho quentinho. Meu pai pediu um submarino (já comentei em outra entrada). O chocolate é em formato de submarino. Genial!

A única coisa que me deixou um pouco decepcionada foi que fui para pedir a especilidade da casa - churros com chocolate - e já não tinha mais. Por um lado fiquei desapontada porque ainda eram as 19h e já os churros já tinham terminado. Por outro, foi a deixa para eu voltar lá e pedir o que fiquei me devendo.

Café Tortoni: Avenida de Mayo 825
www.cafetortoni.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário