19 de abr. de 2010

Torta mousse de maracujá


Encontrei essa receita no site da Nestlé. Quando comecei a namorar meu namorido, na primeira vez que saímos juntos, ele me levou a uma sorveteria Freddo e lá eles tinham sorvete de maracujá. Óbvio que pedi esse sem pensar duas vezes. Foi aí que ele conheceu o maracujá (e nessa noite, conheceu também o pão de queijo, porque fomos ao cinema e compramos pão de queijo, em vez da tradicional pipoca). A partir daí, ele virou fã do maracujá e no seu primeiro aniversário que passamos juntos, fiz para ele essa torta mousse.

Me lembro que quando fiz a primeira vez, era uma dessas receitas que vêm no rótulo de um produto (não me lembro se era no do suco ou no do leite condensado). O fato é que eu não tinha mais a receite e, procurando na Internet, encontrei essa no site da Nestlé.

Não fiz exatamente como dizia lá, porque não queria calda de maracujá que não fosse a da fruta real, com as sementinhas. Aí, quando faço mousse ou torta mousse, uso lascas de chocolate meio-amargo para contrastar com o amarelo e com a acidez da fruta. Para mim é a melhor combinação do mundo. Também uso biscoito de chocolate (tipo biscoito Maria de chocolate). Acho que fica mais gostoso. Ah, e na última vez que fiz, tinha um pouco de creme de leite dando sopa da minha geladeira e acabei usando no mousse. Enfim, uma rapsódia sobre o mesmo tema.

Ingredientes (para a massa):

1 pacote de biscoito Maria (pode ser de baunilha ou de chocolate) *
100g de manteira sem sal
1/2 colher de chá de essência de baunilha

* Quando eu faço na forma desmontável média, uso um pacote. Quando uso a forma grande, tem de ser um pacote e meio.

Ingredientes (para o recheio):

1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12 g)
1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de suco de maracujá concentrado
2 claras

Modo de fazer:

Bata, aos poucos, no liquificador os biscoitos até obter uma farofa fina. Coloque-a em uma tigela, junte a manteiga e a essência de baunilha e misture até obter uma massa homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma forma média de aro removível com a massa de biscoito e reserve. Junte seis colheres (sopa) de água fria à gelatina em pó e level ao fogo em banho-maria até dissolvê-la. Bata no liquidificador, o leite condensado, o suco de maracujá, a geletina e reserve. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao creme de maracujá. Coloque a mousse sobre a massa de torta e leve à geladeira por cerca de uma hora. Antes de servir, cubra a mousse com lascas de chocolate meio-amargo (se não tiver, granulado também faz um efeito legal).

Fonte: http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/torta_mousse_de_maracuja.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário