11 de abr. de 2010

Pionono de roquefort


Um clássico das festinhas portenhas, o pionono (nosso famoso rocambole) é super fácil e versátil. Primeiro porque aqui se pode comprar a massa pronta (minha mãe quando vem aqui leva os pacotinhos de massa para o Rio). Segundo, te dá a possibilidade de agradar gregos e troianos, porque dá para rechearo conforme o gosto de cada um.

Aqui em casa, fiz uma vez no aniversário do meu namorido de roquefort (aqui na Argentina o correto é dizer queijo azul, para respeitar a denominação de origem...), queijo tipo Philadelphia, aipo e nozes.

Da última vez que fiz, para a visita de meus pais, me dei ao trabalho de anotar as quantidades que usei de cada ingrediente. Nas outras vezes, fiz no olhômetro mesmo. Vai do gosto do freguês.

Ingredientes:

Duas massas de rocambole compradas prontas
200g de queijo tipo Roquefort
300g de queijo tipo Philadelphia
100g de nozes picadas
100g de aipo picado

Modo de fazer:

Misturar os dois queijos até formar uma pasta homogênea. Acrescentar as nozes e o aipo picados e misturar bem. Deixar à temperatura ambiente para amolecer um pouco a pasta e facilitar na hora de espalhar. Espalhar sobre o rocambole e enrolar com cuidado para não se quebrar. Levar à geladeira por pelo menos 2 horas antes de cortar, embrulhados no papel do rocambole e plástico, para manter a umidade. Normalmente, desperdiçamos as pontas na hora de cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário