11 de abr. de 2010

Tiramisu


Meu namorido, de família tana (como eles costumam se referir aos imigrantes italianos) a-do-ra essa receita. Minha sogra me ensinou a fazer e, segundo comentários pós-jantar, o meu ficou melhor do que o dela (fiquei toda besta!).

Empolgada com esses comentários (o sucesso me subiu à cabeça), fui fazer a receita para meus pais no Rio. Não fica a mesma coisa: os laticínios daqui são melhores, mais saborosos. Fiquei devendo um para meus pais. Aí, esta semana eles estiveram aqui e paguei minha dívida. Eles adoraram!

É uma receita muito simples, mas muito gostosa. Vale a pena lembrar que essa é a versão que a família do meu namorido faz, uma vez que existem inúmeras variações sobre o mesmo tema (com ou sem creme de leite, por exemplo).

Ingredientes:

4 ovos (claras e gemas separados)
4 colheres de açúcar
250g de creme de leite fresco (*)
500g de queijo mascarpone (**)
Biscoito champagne suficiente para cobrir duas camadas do pirex que será usado para servir (no meu caso, um pirex de 20x30, uso 18 biscoitos)
3 xícaras de café bem forte, frio e misturado com uma dose de vinho do Porto ou Marsala
Essência de baunilha e/ou amêndoa
Chocolate e/ou cacau em pó para polvilhar

(*) Uma vez vi um vídeo da Andrea Kaufmann que dizia que creme de leite em receita SÓ PODE SER fresco. Uma boa receita pode sair medíocre se usarmos creme de leite convencional. Por sorte, aqui o creme de leite fresco é o que se encontra com maior facilidade e melhor preço. Nunca fiz com creme pasteurizado.
(**) Tem receitas que sugerem queijo tipo Philadelphia no lugar do mascarpone. Nunca tentei... Sou da seguinte filosofia: já que vamos fazer um tiramisù, vamos fazer direito e coçar um pouquinho o bolso para comprar um mascarpone. Vale a pena.

Modo de fazer:

Bater as 4 gemas com o açúcar e a essência da baunilha até ficar esbranquiçada e reservar. Bater as 4 claras em neve e reservar. Bater o creme de leite com a essência de baunilha ou de amêndoas até quase chantilly e reservar. Juntar o queijo mascarpone com a mistura de gemas e açúcar. Misturar bem com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, até obter uma mistura homogênea. Acrescentar o creme de leite e continuar misturando. Por fim, acrescentar as claras em neve e incorporá-las bem até formar um creme espesso. Reservar esse creme. Em uma vasilha, misturar o café com o vinho do Porto e molhar rapidamente os biscoitos champagne e dispô-los lado a lado no pirex, deixando um espacinho entre eles para o creme poder penetrar bem. Espalhar o creme e repetir a operação para fazer a segunda camada de biscoitos e creme. Polvilhar com chocolate e/ou cacau em pó. Levar à geladeira para ficar firme. O ideal é preparar de véspera.

Segundo dizem, essa é uma sobremesa própria da região do Vêneto, norte da Itália. Nesse link podemos ver uma versão mais próxima do original: http://www.cibo360.it/cucina/mondo/tiramisu.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário