19 de abr. de 2010

Manjar de coco

Adoro! É fácil de fazer, é bonitinho e não é um doce enjoativo. O mais legal é que dá para completar com uma calda de geleia de sua preferência - se você não tiver ameixa em calda.

Como aqui em casa somos só meu namorido e eu, eu faço metade da receita. Da primeira vez que eu fiz, deu para fazer seis forminhas de furo no meio. Elas ficaram bem cheiinhas. Depois, fiz
umas menos cheias e consegui fazer dez porções.

Ingredientes (para o manjar):

400ml de leite de coco

3 xícaras de leite
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de amido de milho (maisena)
oleo para untar as forminhas ou a forma grande

Modo de preparo:

Numa panela grande, jutar todos os ingredientes e misturar bem com uma colher até dissolver bem o amido de milho (maisena). Levar a panela a fogo médio, mexendo sempre. Quando a msitura ferver, deixe cozinhar por mais 5 min. sem parar de mexer. Desligar o fogo. Untar uma forma de pudim ou forminhas individuais com o óleo. Em seguida, transferir o creme da panela para a forma. Deixar esfriar. Enquanto o manjar esfria, fazer a calda. Quando o manjar estiver completamente frio, levá-lo à geledeira por duas horas.

Ingredientes (para a calda de ameixas):

150g de ameixas secas
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar

Modo de preparo:

Numa panela pequena, juntar as ameixas, a água e o açúcar e leve ao fogo baixo. Deixar cozinhar por 10 min. ou até que a calda fique em ponto fio. Desligar o fogo e deixar a calda esfriar.

Montagem:

Retirar o manjar da geladeira. Para desmontá-lo, passar uma faquinha de ponta arredondada nas laterias da forma. Em seguida, colocar um prato sobre a forma e virá-la de uma vez. Com a ajuda de uma colher, decorar com as ameixas e distribuir a calda sober o manjar. Servir gelado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário