13 de jun. de 2010

Escondidinho de frango


Essa vai para minha amiga Day, que tá na Alemanha e não aguenta mais comer salsicha com batatas!

O escondidinho de frango é uma variação e/ou adaptação do meu escondidinho preferido - o tradicional de carne seca com aipim e requeijão - aos ingredientes que consigo aqui em Buenos Aires. Desta vez, quem fez foi meu namorido. Mas vale dizer que a autoria intelectual é minha, porque da primeira vez quem fez fui eu e agora ele quis fazer para surpreender uns amigos argentinos que vinham jantar aqui em casa.

Ingredientes (12 porções):

1 frango inteiro (+/- 2kg) desfiado
1 kg de batata cozida para purê
1 pote de cream cheese
2-3 cebolas grandes (depende do gosto do freguês)
Purê de tomate a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeite a gosto
Queijo ralado quantidade necessária

Modo de fazer:

Cortar o frango (tarefa que designo ao açougueiro... Quando vou ao açougue comprar, já peço para ele cortar em 8 partes para ficar mais fácil de cozinhar). Tirar a pele, limpar bem e pôr em uma panela com um pouco de água (2-3 copos) e um caldinho de verduras ou de galinha para cozinhar. Enquanto isso, cozinhar as batatas com água e sal. Depois de bem cozido, desfiá-lo todo e reservar. Cortar a cebola em cubinhos e refogá-la com azeite. Quando estiver bem transparente, acrescentar o frango desfiado, o purê de tomate, o sal e a pimenta a gosto. Enquanto o frango vai tomando o gosto do refogado, fazer o purê de batata conforme o gosto do freguês (aqui em casa, usamos um pouco de manteiga, um pouquinho de leite morno, sal e noz moscada). Para montar o prato: em um ramequin refratário, pôr uma colherada generosa do frango refogado, seguida de uma colher de cream cheese - tentar espalhar bem - purê de batata suficiente para "esconder"o recheio e queijo ralado para cobrir tudo. Levar ao forno pré-aquecido por alguns minutos para derreter o queijo.
Para quem tem a sorte de ter carne-seca, aipim e requeijão em casa, as medidas são as mesmas. A única diferença é que não precisa temperar a carne-seca na hora de refogar (tem que dessalgá-la antes também!!).
Fizemos 4 grandes, como esse da foto, e 4 pequenos. Se tivéssemos usado somente os ramequins pequenos, faríamos 12 unidades.

3 comentários:

  1. Isto é muito bom! Mas agopra vc me deixou com vontade de comer o de aipim!! E tem batata nesta receitaaaaaaaaaaaaaaa!! kkkkkkkkkk!!

    ResponderExcluir
  2. Receita testada e aprovadíssima neste final de semana!! Maior sucesso! Claro, fiz com batatas e no lugar do requeijão ou do crem cheese que não existem por aqui, usei o que encontrei de mais aproximado o Crème Fraiche... mas ficou muito bommmm!! Valeu a dica, agora vou testar todas as variações que conseguir aqui...

    ResponderExcluir
  3. Querida!!! Que bom que funcionou! Esse é o famoso jeitinho brasileiro: não tem uma coisa, a gente arruma de fazer com outra!

    ResponderExcluir