Em casa de químico, nada se perde, tudo se transforma. E uma das transformações mais gostosas é o pudim de pão! Minha mãe sempre faz quando sobra pão (isso ou rabanada... que ficar para a próxima). É superfácil e rápido de fazer.
Não tem foto porque o pessoal veio aqui em casa para ver o "chocolate" da Argentina e entre que se lamentava o triste resultado e se arrumava a sobremesa, comemos tudo e não tirei uma foto.
Ingredientes:
6-8 pães franceses dormidos, sem crosta e cortado em cubinhos
500 ml de leite morno
4 ovos inteiros batidos
150g de açúcar + 300g de açúcar para o caramelo
uvas passas (opcional)
essência de baunilha a gosto
Modo de fazer:
Esquentar o leite e derramá-lo sobre os pedacinhos de pão. Com um amassador de batata (ou um garfo), amassar bem até que o pão e o leite se transformem em um creme. Acrescentar os 4 ovos batidos, o açúcar, a baunilha e as passas. Misturar bem e reservar. Na forma onde feito o pudim, acrescentar 300g de açúcar e levá-la diretamente ao fogo para que o açúcar se derreta e fique queimadinho como caramelo. Espalhar com uma colher de madeira (não usar de metal para não cristalizar) por toda a forma e passar a massa para a forma. Levar ao forno pré-aquecido por 40 minutos ou até ficar douradinho. Para saber se está pronto, fazer o teste do palito: enfiar um palito no bolo, se sair limpo, é porque já está pronto.
Minha mãe faz com leite condensado e, por isso, não usa açúcar. Como aqui não é tão comum ter leite condensado em casa, fiz com leite e açúcar (como o pudim de leite).
Nenhum comentário:
Postar um comentário