15 de jul. de 2010

Bolo na caneca - ao som de Skank...


Na caneca que minha amiga Clarissa me mandou.

Quinta-feira de frio e eu em casa trabalhando. Agora a temperatura subiu e está fazendo oito graus. Hoje de manhã, quando eu saí, às 10h, fazia UM grau! De madrugada a temperatura estava abaixo de zero... Que gostoso... para ficar em casa, claro! Sair de casa com esse frio é dose!

Depois de uma sopinha de almoço, continuei trabalhando e de tardinha de bateu uma fome, uma vontade de comer alguma coisa diferente... Isso se chama tédio! Uma mistura de traduções de temas chatos, com frio, saudade do meu namorido (que está trabalhando)... Foi, também, a desculpa perfeita para tentar fazer o famoso "bolo na caneca".

A ideia surgiu porque queria fazer um presente para uma amiga e me lembrei desse bolo, mas eu tinha que testar antes para ver se dava certo (vai que não dá e eu fico sem o presente!). Então juntei, literalmente, a fome com a vontade de comer!

Fiz a receita abaixo e ficou muito legal! É prático, rápido, gostoso, suja pouca coisa! Só não fiz a calda porque queria primeiro ver como ficava a massa. Mas agora já sei que fica muito gostoso e, com certeza, para a minha amiga vou fazer com calda de chocolate ou ganache.

Ah, e ainda encontrei toda a explicação físico-químicas do bolo na caneca:

http://www.cienciaviva.pt/docs/EnigmaBoloCaneca.pdf

É bastante interessante! Vale a pena ler!

Bom, mas vamos ao que interessa!

Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.

Calda:

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó

Modo de Preparo:
Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máxima
Coloque no bolo ainda quente.


O bolo passou no teste do palito: fica fofinho, um pouco esponjoso.


Acompanhamento perfeito para o livro que estou lendo no momento: Chocolat


Dicas Importantes:

* Dimensões desta caneca:
9,5 de coprimento (altura)
8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
Capacidade de 300ml

* A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.

* Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo para assar.

Fonte: http://www.bemcomer.com.br/maurorebelo/2008/receita_06_02.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário