11 de fev. de 2010
Pão temperado de batata e cebola
Comprei um livro chamado "O livro dos pães", de Sara Lewis e resolvi tentar fazer um pão. Sempre tive problema com pães. Adoro comê-los, mas os meus nunca saiam bem. Desta vez, para minha surpresa, fico ótimo! Bem fofinho, inclusive no dia seguinte! A receita é bem simples e a segui tal qual está no livro. A única diferença foi que substitui as sementes de erva-doce (não sou muito fã de erva-doce) por curry.
Ingredientes:
200g de batata descascada
1 colher de sopa de óleo de girassol
150g de cebola pica bem fina
1 1/2 colher de chá de sementes de cominho grosseiramente trituradas
1 1/2 colher de chá de sementes de erva-doce grosseiramente trituradas
1/2 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de páprica
2 colheres de sopa de manteiga
475g de farinha de trigo (0000 ou "forte")
2 colheres de chá de açúcar refinado
2 colheres de chá de sal
1 1/2 colher de fermento seco instantâneo
200ml de água morna
manteiga derretida para finalizar
Modo de fazer:
1. Corte a batata e cozinhe-a por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o óleo em uma frigideira, acrescente a cebola picada e frite-a levemente até adquirir um tom dourado. Depois, acrescente os temperos, meza e cozinhe por 1 minuto.
2. Escorra as batatas e amasse-as com a manteiga para fazer um purê. Deixe esfriar um pouco.
3. Coloque a farinha em uma tigela grande e, mexendo, adicione o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente o purê de batata, as cebolas temporadas e misture. Gradualmente, acrescente a água morna suficiente para formar uma massa macia.
4. Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra-a com um plástico besuntado em óleo, sem apertar, e deixe em local quente para crescer por 1 hora ou até que a massa dobre de tamanho.
5. Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada, sove-a bem e coloque-a em uma fôrma de rosca de 20cm untada (*Usei uma fôrma de pão comum e serviu). Cubra com plástico besuntado em óleo, sem apertar, e deixe descansar por 30 minutos ou até que cresça até a borda da fôrma.
6. Retire o plástico e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 35 minutos, até que o pão cresça e pareça oco ao receber leves batidas com a ponta dos dedos.
7. Segurando a fôrma com luvas térmicas, solte o pão com a ajuda de uma espátula. Transfira-o para uma grade de metal. Pincele com manteiga derretida e deixe esfriar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário