26 de jan. de 2011

Sour cream e quesadilla

Agora encasquetei com a comida mexicana! Como na primeira que vez que fiz o guacamole, o meu namorido não pôde comer tanto quanto ele gostaria (só provou um pouquinho enquanto fazia a massa das pizzas e quando percebeu já tínhamos comido tudo!), resolvi fazer um agradinho para ele. Ele merece!



Então, resolvi fazer para ele um jantar mexicano: guacamole, quesadillas de queijo com presunto e creme azedo (sour cream).

As receitas que encontrei de quesadilla diziam para levá-la à frigideira para tostar, mas peguei o caminho mais curto e as pus na sanduicheira. Ficou muito bom (só que no final a sanduicheira queimou e amanhã vou ter que ir no serviço técnico ver o que aconteceu... Ninguém merece...).

É bem simples: comprei as tortillas prontas ("Rapiditas", aqui na Argentina, e "Rapidez", no Brasil). Aliás, to achando que elas vêm cada dia menores... A montagem é fácil: uma tortilla, o recheio de sua preferência - sempre com queijo de textura suave no ralado grosso para derreter melhor. Aqui temos uns saquinhos de queijo "en hebras" e dá para escolher que tipo de queijo. Comprei cheddar com mussarela. - outra tortilla e direto para a sanduicheira. Fiz com recheio de queijo e presunto. Mas dá para ser de espinafre, cogumelos e quijo - esta será a minha próxima aventura! - de abobrinha, tomate e queijo. Sempre com queijo.

Fiz também o sour cream, que é o creme de leite azedo. É a melhor maneira de cortar o picante da comida mexicana. (A propósito, noutro dia descobri porque no Outback eles servem aipo com alguns pratos... Quando a sua boca estiver pegando fogo por causa da pimenta que eles usam, coma um pedaço de aipo e verá como alivia... Ufa!)

O sour cream também pode acompanhar pratos árabes, alemães ou ele mesmo pode ser servido como pastinha para torradas. Usei 250 ml de creme de leite fresco (vi receitas que dizia para usar o creme de leite comum, tirar o soro e tal. Outras que diziam para acrescentar cream cheese... Como aqui é muuuuito mais fácil encontrar o creme de leite fresco do que o pasteurizado, nem me preocupei e fui direto na prateleira de laticínios comprar o meu potinho. E uma vez, vendo um vídeo da chef Andrea Kaufmann, ela dizia que muitas receitas podem ser arruinadas por não se usar o creme de leite fresco). Enfim, são 250 mil de creme de leite fresco, o suco de um limão e sal a gosto. Bati no mixer: apertei cinco vezes o botão "turbo" e pronto! Ele tem de ficar com uma consistência cremosa, como o verdadeiro iogurte.

Como é bom fazer um jantarzinho especial em plena quarta-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário