26 de out. de 2010

É "pavê" ou p'a comê? (Pavê de morango)



Ah, não podia perder a oportunidade de fazer essa piadinha infame. É p'a comê!!!!

Com a primavera, começa a temporada de morango (frutillas) e eu fico louca! eles ficam super baratos e depois tenho que esperar o ano todo para comer morangos outras vez! Como disse o verdureiro boliviano daqui da rua, tenho que me empanzinar de morangos agora enquanto é época, porque depois ficam caríssimos!

Comer morangos é comigo mesmo!!! E para dar uma variada e não ficar só no moranguinho com açúcar e na geleia - que vou fazer amanhã mesmo! - resolvi voltar às raízes e fazer um pavê de morango como os da minha mãe.

À diferença do pavê que a minha mãe faz, não deixei o meu geladeira muito tempo depois de pronto, ou seja, era para comer no almoço de dia das mães (que aqui é em outubro) e, portanto, levantei cedo para fazê-lo. Por um motivo: como ele leva biscoito champanhe, se eu deixasse muito tempo na geladeira, o suco que o morango vai liberando quando se mistura com o açúcar vai penetrando no biscoito e depois o biscoito fica mole, deixa de estar crocante. E o legal é o contraste do crocante o biscoito com o creme e a fruta.

Como não deu para ligar para a minha mãe - resolvi fazer em cima da hora - procurei umas receitas na internet. Para minha surpresa, muitas receitas diziam que levava leite condensado. Por mais que eu goste de leite condensado, eu achei que ia ficar muito enjoativo e meu namorido não ia querer nem provar - ele não gosta de doces doces.

Enfim, usei o instinto e a criatividade e parti para o basicão: uma camada de biscoito champanhe, morangos cortados macerados com açúcar e uma camada de creme de leite batido com açúcar a ponto chantilly. Fiz duas camadas e terminei com o creme. Depois, direto para o freezer por três horas e daí para a geladeira e depois para a mesa.

Matei minha vontade de comer o pavê!! Agora vou aproveitar que meus pais vêm me visitar na próxima semana e vou fazer o pavê em porções individuais - como as do tiramissu express - para servir de sobremesa para eles. Eles vão amar!

Um comentário: