26 de out. de 2010
É "pavê" ou p'a comê? (Pavê de morango)
Ah, não podia perder a oportunidade de fazer essa piadinha infame. É p'a comê!!!!
Com a primavera, começa a temporada de morango (frutillas) e eu fico louca! eles ficam super baratos e depois tenho que esperar o ano todo para comer morangos outras vez! Como disse o verdureiro boliviano daqui da rua, tenho que me empanzinar de morangos agora enquanto é época, porque depois ficam caríssimos!
Comer morangos é comigo mesmo!!! E para dar uma variada e não ficar só no moranguinho com açúcar e na geleia - que vou fazer amanhã mesmo! - resolvi voltar às raízes e fazer um pavê de morango como os da minha mãe.
À diferença do pavê que a minha mãe faz, não deixei o meu geladeira muito tempo depois de pronto, ou seja, era para comer no almoço de dia das mães (que aqui é em outubro) e, portanto, levantei cedo para fazê-lo. Por um motivo: como ele leva biscoito champanhe, se eu deixasse muito tempo na geladeira, o suco que o morango vai liberando quando se mistura com o açúcar vai penetrando no biscoito e depois o biscoito fica mole, deixa de estar crocante. E o legal é o contraste do crocante o biscoito com o creme e a fruta.
Como não deu para ligar para a minha mãe - resolvi fazer em cima da hora - procurei umas receitas na internet. Para minha surpresa, muitas receitas diziam que levava leite condensado. Por mais que eu goste de leite condensado, eu achei que ia ficar muito enjoativo e meu namorido não ia querer nem provar - ele não gosta de doces doces.
Enfim, usei o instinto e a criatividade e parti para o basicão: uma camada de biscoito champanhe, morangos cortados macerados com açúcar e uma camada de creme de leite batido com açúcar a ponto chantilly. Fiz duas camadas e terminei com o creme. Depois, direto para o freezer por três horas e daí para a geladeira e depois para a mesa.
Matei minha vontade de comer o pavê!! Agora vou aproveitar que meus pais vêm me visitar na próxima semana e vou fazer o pavê em porções individuais - como as do tiramissu express - para servir de sobremesa para eles. Eles vão amar!
Chá de maracujá, camomila e maçã
Tenho uma tia fofa! Uma vez ela fez para mim uma bandejinha e um porta-guardanados que combinam, com decoupage de cerejinhas. Ficaram lindos!
Gostei tanto que pedi que ela fizesse uma caixinha de chás para mim, com o mesmo decoupage, e ela me mandou agora pelo meu primo. Ficou fofissimo! Quando tivermos uma casa maior, com uma sala de café da manhã, vou deixá-la na bancada. Por enquanto, está guardada no armário para o meu sous-chef (meu cachorro) não pegar e destruir a caixinha, agora que seus dentinhos de leite estão caindo.
Já vou fazer um post a caixinha - com fotos.
Este post é para dizer que minha tia leu meus pensamentos e me mandou a caixinha com vários tipos de chá, incluindo um de maracujá! É o chá relax da Chá Mais (http://www.chamais.com/index.php?option=com_content&view=article&id=249:relax&catid=63:especial) de maracujá, camomila e maçã.
No site da Chá Mais, diz que essa combinação de ervas tem efeito calmante. É bom para acabar com as dores em geral, a insônia - não é o meu caso... Tenho sono, mas meu cachorro não me deixa dormir... - é diurético, desinfetante, combate o histerismo (tá bom para os argentinos no geral!), perturbações da menopausa, tosses, palpitações, convulsões, dor de cabeça e outros sintomas de origem nervosa. Servem também para combater diarreias, vermes e inflamações em geral.
Além de tudo, é muito gostoso! Recomendo!
10 de out. de 2010
Nhá Benta de maracujá
"A verdadeira tradição da Kopenhagen, em uma versão totalmente inovadora. É a combinação perfeita do mais puro chocolate ao leite com um novo e especial sabor, o Maracujá. Esse é o contraste entre o doce de nosso insuperável marshmallow com o cítrico da fruta maracujá. Tudo isso com a irresistível crocância da pastilha de waffer. São 40g de puro prazer."
Esta é a descrição da Nhá Benta de maracujá no site da Kopenhagen. Meu irmão veio nos visitar e trouxe uma caixinha com três para nós. Sem palavras... É um dos meus doces preferidos e - definitivamente - a minha combinação predileta: o doce do chocolate sendo quebrado pelo ácido do maracujá. Não há nada melhor!
Assinar:
Postagens (Atom)